Os arranha-céus Jumeirah Emirates no Dubai (Emirados Árabes Unidos) foram o palco do primeiro Campeonato Mundial de Escalada de escadas, organizado pela Federação Internacional de Skyrunning, que promove provas verticais, seja em montanhas ou em edifícios.
O Campeonato teve 19 atletas de elite e foi integrado na 17ª edição do Dubai Holding SkyRun, que regressou após a pandemia e tem sido uma prova importante no circuito mundial desta disciplina.
Os corredores tiveram de enfrentar os 1.334 degraus dos 52 andares. Sagrou-se campeão o malaio Wai Ching Sho em 6m52s, batendo o recorde da prova por três segundos e que pertencia ao polaco Piotr Lobodzinski. Nos restantes lugares do pódio ficaram o japonês Ryoji Watanabe com 6m59s e o italiano Fabio Ruga com 7m13s.
Em femininos, as atletas japonesas dominaram ao conquistarem as três medalhas em disputa. A de ouro foi para Yuri Yoshizumi em 8m15s, marca superior ao recorde pertencente à australiana Suzy Walsham com 8m03s. Yuko Tateishi ficou com a prata em 9m02s e Airi Sawada com a de bronze em 9m09s.