Diego Armando Maradona não passou a dedicar-se ao atletismo após retirar-se do futebol como futebolista mas teve um relacionamento com dois dos mais famosos sprinters: Ben Johnson e Usain Bolt.
A relação do falecido Diego Armando Maradona com o mundo do atletismo foi reduzida. Ainda assim, acabou por ter um relacionamento mais estreito com Ben Johnson. Em Junho de 1997, Maradona esteve no Canadá e em Toronto, anunciou para surpresa de todos, que havia contratado o canadiano como personal trainer. Nove anos antes, Ben Johnson havia sido apanhado no doping após acusar stanozolol, um esteróide anabolizante, poucas horas depois de ter vencido a final olímpica dos 100 metros em Seul 88. Então, perdeu o título olímpico para Carl Lewis.
Cinco anos depois, Ben Johnson infringiu novamente as regras do doping, agora com testosterona, tendo-se afastado definitivamente do atletismo internacional. Como é sabido, Maradona também apanhou várias sanções, desde que foi encontrada cocaína no seu corpo, após o jogo Nápoles-Bari em 1991. Mais tarde, acusou cinco substâncias estimulantes que o deixaram de fora do Campeonato do Mundo disputado nos Estados Unidos em 1994. Ainda em Agosto de 1997, novamente com a cocaína quando tinha regressado ao Boca Juniores. Esta última sanção afastou-o definitivamente como jogador aos 36 anos de idade.
Foi nesse mesmo Verão que Maradona passou a contar com Ben Johnson para pô-lo em forma e deixá-lo preparado para jogar novamente futebol, quando ele já estava visivelmente fora de forma. O velocista também preparou Lalo, irmão de Diego Armando, embora não esteja provado que ele tivesse formação específica para isso. Maradona assinou com o Boca Juniores em Abril, depois de vários meses ausente dos campos do futebol, e voltaria a jogar em 9 de julho contra o Newell’s Old Boys. Semanas depois, acusou cocaína.
Quando Maradona e Bolt se conheceram
Mais de 20 anos depois, o técnico Maradona encontrou Usain Bolt, já retirado das pistas . Os dois foram patrocinados pela Puma e enfrentaram-se numa partida integrada num evento promocional na Suíça. O argentino assessorou o jamaicano numa época em que ele tentou ser jogador de futebol. “Descanse com calma, mas no slalom, nem sempre vá direto”, disse ele. Bolt gabava-se de receber conselhos dos melhores.
Meses depois, até houve rumores de que Maradona queria contratar Usain Bolt para o Dorados de Sinaloa, quando ele estava a treinar esta equipe. Mas a transferência nunca se concretizou.