A 36ª edição da Marathon des Sables entre o dia 25 e o dia 4 de Abril, reúne cerca de 1.100 participantes de 50 países.
A mítica prova teve o seu início em 1984, quando Patrick Bauer (que tinha 28 anos na época) fez uma jornada de 12 dias em regime de autossuficiência pelo deserto do Saara, percorrendo 350 km a pé. Dois anos depois, nasceu a primeira Marathon des Sables, com 23 “pioneiros” assumindo um desafio semelhante. Desde então, o evento de Bauer (ele continua a ser o diretor da prova) continuou a crescer, registando um recorde de 1.300 participantes no seu 30º aniversário em 2015.
A prova deste ano tem cerca de 250 km em sete dias, com todos os participantes a correrem em regime de autossuficiência. Todos os dias, a Organização da prova fornece água aos corredores e monta uma tenda para eles dormirem. As etapas variam entre 30 a 90 km. Os corredores não conhecem o percurso oficial até à véspera da prova, quando é anunciado oficialmente
As temperaturas diárias são tipicamente na casa dos 30ºC, mas podem chegar aos 45. À noite, a temperatura pode cair até aos 5ºC ou menos. Os corredores têm de transportar consigo comida para uma semana, saco-cama, bússola, faca, isqueiro, apito, farol, extrator de veneno, espelho sinalizador e protetor solar. Eles também recebem um sinalizador GPS para que a Organização os possa acompanhar a todo o momento.
A edição do ano passado decorreu no outono, depois de ter sido adiada três vezes . Foi um ano difícil para o evento, com um atleta a sofrer uma paragem cardíaca na primeira etapa, depois um inseto gastrointestinal ter atacado o local, levando à desistência de quase 50% dos participantes, número muito superior ao normal de 5 a 10%.