O Presidente da Câmara Municipal de Berlim, Kai Wegner, recebeu uma Placa do Património Mundial do Atletismo em homenagem à cidade de Berlim e à Maratona anual de Berlim, numa cerimónia realizada na autarquia.
Kai Wegner foi acompanhado na cerimónia pelo fundador da maratona, Horst Milde, e por vários atletas, incluindo Uta Pippig, vencedora da Maratona de Nova York em 1993 e tricampeã da maratona em Berlim e Boston.
A placa, que foi atribuída nas categorias conjuntas de “Cidade” e “Competição”, celebra a rica história do atletismo da cidade, incluindo os primeiros eventos de corrida organizados na década de 1890 e a fundação da Maratona de Berlim em 1974.
“A World Athletics tem o prazer de reconhecer a notável contribuição que a cidade de Berlim e a Maratona de Berlim deram à história e ao desenvolvimento do atletismo internacional, com a atribuição da Placa do Património Mundial do Atletismo”, disse Sebastian Coe, Presidente da World Athletics, numa mensagem de vídeo.
“A placa homenageia mais de 130 anos de atletismo organizado e eventos de corrida em Berlim. “Notavelmente, em 1913, Berlim acolheu o segundo Congresso da história da nossa federação e a cidade é uma das nove que acolheu os Jogos Olímpicos de Verão e o Campeonato Mundial de Atletismo. Nessas duas ocasiões, o Estádio Olímpico de Berlim proporcionou o palco dramático para os triunfos lendários de Jesse Owens e Usain Bolt.
“No epicentro da história da corrida da cidade está a Maratona anual de Berlim, fundada pelo entusiasta da corrida Horst Milde. Diretor da prova durante as primeiras três décadas, Horst estabeleceu a reputação internacional da Maratona de Berlim pela excelência organizacional. Com mais de 40.000 finalistas anualmente, a Maratona de Berlim é uma das maiores corridas mundiais de massas.
“O percurso plano e rápido da cidade atrai os melhores corredores de elite do mundo. Vinte anos desde de Paul Tergat ter corrido a primeira maratona abaixo de 2h05m, as ruas de Berlim viram o recorde mundial masculino ser quebrado mais sete vezes. Berlim também acolheu as primeiras mulheres a correr abaixo de 2h20m e, apenas algumas semanas atrás, quebrar a barreira das 2h12m. No total, 13 recordes mundiais foram lá estabelecidos desde 1974.
“Com a atribuição hoje da Placa do Património Mundial do Atletismo, saudamos o lugar histórico de Berlim na história do nosso desporto.”