Sessenta e cinco corredores de todo o mundo participaram numa maratona históric, no dia 21 deste mês. A Maratona do Pólo do Frio da Yakutia, na Sibéria, estabeleceu um recorde de temperatura para a maratona mais fria de sempre: -53º C.
Corredores dos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Bielorrússia correram em Yakutia para enfrentar as condições extremas. A Organização foi forçada a começar a prova ao início da manhã, pois as temperaturas atingiram -60º C no final do dia.
O vencedor foi o russo Vasily Lukin em 3h22m. Foi a sua segunda vitória consecutiva na prova que tinha sido adiada em 2021 devido à pandemia. Em femininos, venceu Marina Sedalischeva, de Yakutia, em 4h09m.
Cerca de 100 espectadores vestidos com roupas quentes apoiaram os corredores quando eles lutavam contra as condições entorpecentes. A Organização espera que no futuro, a maratona mais fria do mundo possa atrair mais interesse em todo o mundo.
A prova deste ano comemorou o 100º aniversário de Yakutia (província) como uma república autónoma dentro da antiga União Soviética.