Aproxima-se a data de 6 de novembro, dia em que se disputa a Maratona de Nova York, a última das seis Majors deste ano.
A Organização tem vindo a divulgar os atletas de elite que estarão presentes na linha de partida. Keira D’Amato, a segunda maratonista norte-americana mais rápida da história, acaba de ser anunciada como uma das participantes.
A grande ausente será a queniana Peres Jepchirchir, de 29 anos, que foi até agora, a única atleta a vencer as maratonas olímpicas, de Boston e de Nova York, num período de nove meses, em 2021 e 2022. Ela venceu em Nova York em novembro passado com 2h22m39s, superando em cinco segundos a sua compatriota Viola Cheptoo .
D’Amato, 37 anos, mãe de dois filhos, bateu em janeiro o recorde nacional que durava há 16 anos, ao terminar a Maratona de Houston em 2h19m12s. Recorde nacional que resistiu até à recente Maratona de Chicago, quando Emily Sisson completou a prova em 2h18m29s.
D’Amato vai estrear-se na Maratona de Nova York seis semanas depois de ter corrido a Maratona de Berlim em 2h21m48s.
Outros atletas de elite incluem: a norte-americana Des Linden, vencedora da Maratona de Boston de 2018, as campeães mundiais Gotytom Gebreslase da Etiópia e Edna Kiplagat do Quénia. Ainda, o duas vezes medalhado olímpico Galen Rupp, o queniano Albert Korir, o último vencedor da Maratona de Boston Evans Chebet , o medalhado de prata olímpico Abdi Nageeye dos Países Baixos e o vencedor da Maratona de Londres 2020, Shura Kitata.