A Maratona de Riga vai regressar em maio e vai mostrar o seu apoio à Ucrânia, disse ontem à televisão letã, Aigars Nords, organizador da prova.
Nords disse que a maratona seria dedicada à Ucrânia, e a distância de seis quilómetros seria decorada com as cores da bandeira ucraniana.
“A maratona de Rimi Riga foi sempre um cartão de visita para Riga e, como um dos grandes eventos internacionais de Riga, é um sinal claro de que apoiamos a Ucrânia”, disse Nords.
Todos os refugiados de guerra e cidadãos ucranianos são convidados a participar gratuitamente na distância de seis quilómetros. Todas as receitas geradas pela participação na prova de 6 km serão doadas à Ucrânia.
Os corredores da Rússia e da Bielorrússia não poderão participar na maratona de Riga. Nords espera que as maratonas de outras partes do mundo façam o mesmo.
As provas integradas na maratona decorrerão nos dias 14 e 15 de maio, tornando-se também um passo importante na preparação para o Campeonato Mundial que se disputa em Rīga no outono de 2023. A Organização planeia que as provas decorram de forma semelhante antes da pandemia, sem a divisão por blocos de partida.