Disputa-se neste domingo, a Maratona de Tóquio, a primeira Major do ano. Entre os atletas de elite presentes, destaque para o queniano Eliud Kipchoge, que aos 39 anos vai regressar à capital japonesa para revalidar o título que conquistou em 2022 com recorde da prova em 2h02m40s.
Kipchoge correu a sua última maratona em outubro passado em Berlim, onde venceu em 2h02m42s. Um dos seus principais adversários será o compatriota Vincent Kipkemoi Ngetich, de 25 anos, que também correu em Berlim e ficou em segundo lugar a trinta segundos de Kipchoge.
Outro queniano candidato que pode subir ao pódio é Timothy Kiplagat, que no ano passado ficou em segundo lugar na Maratona de Roterdão com um recorde pessoal de 2h03m50s.
Em femininos, destaca-se a neerlandesa Sifan Hassan, que se estreou no ano passado na distância da maratona com uma grande vitória em Londres. Seis meses depois, venceu a maratona de Chicago em 2h13m44s, recorde europeu e a segunda melhor marca mundial da história.
As suas principais concorrentes serão a etíope Amane Beriso Shankule, campeã mundial da maratona em Budapeste, e a queniana Rosemary Wanjiru, última vencedora da maratona de Tóquio.
A prova também definirá a última vaga do Japão nos Jogos Olímpicos. Terá então, uma grande lista de atletas de elite, incluindo Kengo Suzuki, Ichitaka Yamashita e Kenya Sonota.
Além da prova de elite, a Maratona de Tóquio receberá 38 mil corredores populares, num dos eventos desportivos mais importantes do país.