A Maratona de Valência já esgotou os 35 mil dorsais disponíveis para a 44ª edição que terá lugar em 1 de dezembro deste ano.
Considerada pela Federação Espanhola de Atletismo como a melhor maratona nacional, abriu as inscrições em 12 de dezembro do ano passado, com mais 2.000 vagas do que no ano anterior. Porém, apesar da expansão, a resposta dos atletas foi imediata e pouco mais de dois meses depois, os dorsais estão esgotados. Em 2023, eles esgotaram ‘apenas’ no início de junho. Este é o sexto ano consecutivo em que o evento esgota as inscrições.
Atletas estrangeiros em maioria
Pelo segundo ano consecutivo, a Maratona de Valência terá mais atletas estrangeiros do que nacionais. No total, 60% dos inscritos vêm fora de Espanha. Como é habitual nos últimos anos, a participação feminina voltou a crescer um ponto percentual, passando para 21%, com mais de 7.300 senhoras. Este número é também o número de estreantes na distância. E 46% voltam a repetir a Maratona de Valência.
Outras opções para se inscrever
Quem não se inscreveu a tempo e quer participar na próxima edição, tem ainda a oportunidade de o fazer ingressando na lista de espera que já abriu e que serve para preencher as vagas dos inscritos que solicitarem desistência por lesão ou fazer uso do seguro de devolução contratado durante a inscrição.
Outra opção é adquirir uma das cem inscrições Premium, que transforma a prova numa experiência VIP e inclui, além do dorsal, serviços extras como poncho ou gravação de medalha, e outros serviços exclusivos como acesso à área VIP para atleta e acompanhante, foto oficial na meta ou acesso a vestiário após a prova, entre outras mordomias.