A Organização da Maratona de Valência decidiu penalizar atletas contratados que compitam em provas nos dias anteriores à sua disputa, marcada para 5 de Dezembro.
Devido à pandemia, as maratonas em Espanha concentraram-se entre os meses de Setembro e Dezembro, estando previstas 16 neste período.
“Participar em várias provas de maratona ou meia maratona, num curto espaço de tempo, piora a qualidade de vida do corredor de alto nível e impede que ele tenha uma carreira desportiva plena e duradoura”, disse Juan Manuel Botella, da Organização da Maratona de Valência.
“Por isso, e porque queremos em Valência apenas as figuras que se comprometem com os objetivos desportivos que nos impomos, vamos penalizar por contrato os honorários de quem esbanjou excessivamente nas semanas anteriores”, acrescentou.
As penalidades dependerão do tipo de distância. No caso da maratona, se um atleta contratado terminar uma maratona 100 dias antes, uma meia maratona 30 dias antes, ou 10 km 15 dias antes de 5 de Dezembro, os seus cachets de participação, como atletas profissionais, serão reduzidas em 50%. No caso da meia maratona, se um atleta de elite terminar uma maratona 85 dias antes, uma meia maratona 21 dias antes ou 10 km 7 dias antes de 24 de Outubro, eles serão reduzidos em 50%.
Esta parece-se uma medida um tanto meio estúpida: competir é em muitos o principal modo de sobrevivência de alguns atletas de topo. E a ideia de penalizar um atleta que participe na maratona por fazer uma meia nos 30 dias anteriores parece-se ser de alguém que não sabe como é estruturada a preparação para a maratona, em que muitos atletas correm uma meia como teste 3-4 semanas antes da maratona. Será esta uma poupar algum dinheiro em cachet?!
na última frase: Será esta uma forma de poupar algum dinheiro em cachet?!