A Organização da Maratona de Valência tem um sonho de difícil concretização mas possível, o recorde mundial em masculinos e femininos na edição marcada para o dia 1 de dezembro. Para tal, haverá um prémio de um milhão de euros para quem o conseguir.
No final da última edição, o empresário Juan Roig, promotor da Fundação Trinidad Alfonso que coorganiza a prova, anunciou que entregaria aquele prémio a quem o conseguisse.
Botella, outro responsável da prova já disse que iam falar com seis ou sete atletas de elite capazes de chegar ao recorde mundial. ”Falaremos com todos eles e com todos os que nos vierem à mente. Valência não tem esse recorde”.
Um dos maratonistas a ser contatado será naturalmente, Kelvin Kiptum, o atual recordista mundial. “Vamos conversar com o Kiptum porque procurar o recorde mundial sem ele, seria fechar portas”, disse Botella que acrescentou que o orçamento da prova terá um limite de sete milhões sem incluir prémios extras, podendo ter até três ou quatro desses candidatos ao recorde mundial.
Botella explicou mais tarde, que essas negociações poderiam, em última análise, levá-los a decidir tentar alcançar um desses recordes masculino ou feminino ou ambos.