A Organização da Maratona de Nairóbi aposta forte na prova que se disputa no próximo domingo. Fruto de fortes apoios monetários, a Organização conseguiu reunir um elevado nível de maratonistas.
O queniano Edwin Kiptoo e o etíope Haile Mekonnen são os últimos nomes garantidos pela Organização. Será a segunda maratona de Kiptoo ,este ano, depois de ter sido sétimo na Maratona de Seul em 19 de março em 2h08m56s.
Kiptoo, que representou o Quénia no Campeonato Mundial de Meia Maratona de 2016 em Cardiff, abriu a época com um quarto lugar na Meia Maratona Internacional de Guadalajara no México em 1h01m54s. Correu depois em 29 de abril, a Meia Maratona Adizero Road to Records disputada na Alemanha em 1h00m37s, tendo sido sétimo. No ano passado, venceu as Maratonas da Cidade do México e de Tunis.
Mekonnen vai correr a sua primeira prova deste ano, depois de ter sido quarto com 2h14m14s na Maratona de San Sebastian em novembro do ano passado.
Entre os outros atletas, teremos o queniano Simon Kipkosgei, com um recorde pessoal de 2h07m07s que lhe garantiu o segundo lugar na Maratona de Eindhoven de 2021.
Também o queniano Robert Kipkemboi, vencedor da Maratona de Istambul em 2h10m18s em 6 de novembro do ano passado. E Joshua Kemboi que tem um recorde pessoal de 2h08m09s quando foi terceiro na Maratona de Eidhoven em abril deste ano.