Quase 20.000 corredores em Minnesota ficaram frustrados na manhã de domingo, depois da maratona de Twin Cities e a prova de 10 Milhas terem sido canceladas, duas horas antes do início marcado para as sete horas da manhã, devido ao calor.
Estavam previstos 28ºC para Minneapolis às 11 horas da manhã, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional. A máxima média para aquela região nesta época do ano é de cerca de 18°C.
Nos dias que antecederam a prova, a Organização alertou para condições climatéricas potencialmente inseguras. No entanto, manteve-se a realização da prova, com medidas extras de segurança implementadas.
A maratona tinha cerca de 8.000 inscritos e as 10 Milhas tinham 12 mil, prevendo-se ainda dezenas de milhares de espetadores nas ruas de ambas as cidades.
A Organização anunciou o cancelamento da prova num comunicado de imprensa. “Condições extremas de calor podem sobrecarregar, tanto os corredores como os nossos sistemas de resposta médica de emergência. Pedimos a toda a comunidade da corrida que se reúna para a segurança de todos os envolvidos.”
A suspensão foi anunciada às 5h30, apenas hora e meia antes do horário previsto de início da corrida. Mesmo assim, muitos corredores que viajaram para Minnesota, ainda saíram para correr por conta própria.
Muitos corredores recorreram às redes sociais para criticar a decisão da Organização da corrida: “Triste e patético, vamos cancelar todas as corridas porque estão fora do nível de conforto das pessoas”, disse um corredor. “Que perda de tempo de todos tomar uma decisão de última hora como esta”, disse outro.