A marcação da hora de início das seletivas da maratona olímpica nos Estados Unidos, tem estado envolvida em grande polémica. Inicialmente marcada para o meio-dia de 3 de fevereiro de 2024 em Orlando, Flórida, foi agora remarcada para as dez horas, após acordo entre a Federação e o Comité Organizador de Orlando.
Muitos atletas manifestaram-se contra a hora do meio-dia, temendo as elevadas temperaturas.
Eles têm muitos episódios assustadores para relembrar. Em 2016, Shalane Flanagan ficou desidratada em Los Angeles, nas seletivas da Maratona Olímpica. Os últimos cinco quilómetros foram-lhe muito dolorosos, cortando a meta em terceiro lugar e caindo logo depois.
Nesse dia, apenas 64% atletas masculinos e 75% femininas completaram a prova, com alguns a serem hospitalizados por problemas relacionadas com o calor.
Quando os maratonistas norte-americanos souberam que a prova masculina do dia 3 de fevereiro estava marcada para começar às 12h00m e a prova feminina , dez minutos depois, eles lembraram o que se passou em 2016 e também, outros incidentes.
Atletas e treinadores acreditam que a Federação escolheu o meio-dia para garantir uma cobertura ideal na televisão com o parceiro de transmissão NBC.
Embora o horário de partida às dez horas tenha sido uma boa notícia para os atletas, ainda é possível que o horário tenha de ser novamente mudado para mais cedo, caso haja previsão de forte calor antes da prova. Começando às dez horas, é provável que algumas atletas ainda estejam em prova às 13horas.