A maior parte dos atletas populares procuram as grandes maratonas internacionais como as Majors. Mas conseguir obter um dorsal para correr em Paris, Berlim ou Londres, é tarefa nada fácil.
Para além das dezenas de outras maratonas clássicas e bem interessantes, há muitas outras bastante atrativas, a merecer uma participação, algumas bem distantes geograficamente a exigir despesas mais elevadas.
Eis uma lista de 20 maratonas diferentes do habitual.
1 – Maratona da Antártida
Correr 42.195 metros no continente mais frio, pode levar à falta de alguns dedos se não se for cuidadoso. A prova, com uma longa viagem à Argentina e depois à Antártida, pode custar mais de dez mil euros. Para quem puder, é uma experiência única na vida.
2 –Maratona de Detroit
Temos inúmeras maratonas que passam por duas cidades. Mas correr uma maratona que atravesse dois países? Nesta maratona de Michigan, os corredores correm nos Estados Unidos e Canadá. Cruzam a Ambassador Bridge dos Estados Unidos para Windsor, Ontário, e depois regressam por um túnel sob o rio Detroit.
3 – Maratona da Grande Muralha da China
Embora muitas maratonas tenham mudanças de elevação acentuadas, são raras as que envolvem subir escadas. A Maratona da Grande Muralha da China força os participantes a subir e descer escadas durante vários quilómetros.
4 – Maratona do Trilho Inca
Talvez mais uma caminhada não oficial do que uma prova autorizada, esta clássica disputada no Perú leva os corredores pelas montanhas dos Andes até as antigas ruínas incas de Machu Picchu. Não é uma ótima opção para conseguir um recorde pessoal, mas excelente como uma aventura na história dos antepassados incas.
5 – Maratona do Sol da Meia-Noite
Situada em Tromso, Noruega, esta maratona é realizada ao norte do Círculo Polar Ártico, com clima frio. A boa notícia é que a maratona se disputa em junho, quando o sol nunca se põe em Tromso.
6 – Maratona do Deserto de Petra
Se está a pensar conciliar correr uma maratona com as férias, esta prova é uma boa uma desculpa para conhecer Petra, a antiga cidade das cavernas, juntamente com o deserto de Wadi Rum e o Mar Morto. A única desvantagem é que vai correr pelo deserto da Jordânia, não muito hospitaleiro para os corredores.
7 – Lewa Safari Maratona
Sendo pessimista e na pior das hipóteses, pode-se ser devorado por um leão durante esta prova. Atravessando o Lewa Wild Life Conservatory, no norte do Quénia, esta maratona permite que corra na reserva natural. Tem é que torcer para que a natureza também decida preservá-lo.
8 – Maratona de Jungfrau
Disputada nos Alpes, é uma das provas mais difíceis do mundo, sempre a subir ao longo dos seus 42.195 metros. À medida que vai correndo ou andando pelos picos suíços, conquistará quase 1.800 metros de elevação. E as vistas do final são ótimas.
9 – Maratona mais rápida do mundo
A antítese de Jungfrau, esta maratona espanhola tem o seu percurso a descer constantemente pelas montanhas de Sierra Nevada, por mais de 1.800 metros de mudança de altitude. Pode ser ótimo para bater o seu recorde pessoal, mas não podemos imaginar o estado das suas pernas no dia seguinte.
10 – Maratona do Lago Crater
Cerca de 7.000 anos atrás, um vulcão entrou em colapso e criou a Crater Lake, a enorme bacia de água doce no Oregon. Agora, pode correr uma maratona ao redor da margem do lago. Curiosamente, esta é uma das poucas maratonas realizadas dentro de um Parque Nacional.
11 – Maratona do Polo Norte
Nesta Maratona do Pólo Norte, o percurso muda um pouco a cada ano, consistindo em dez voltas à volta de um acampamento base com final na oficina do Pai Notal.
12 – Marathon des Sables
Embora esteja no título a designação de “marathon”, esta prova disputada em pleno deserto do Sahará em Marrocos, é na verdade, o equivalente a seis maratonas em seis dias. Trata-se de uma prova muito exigente que já teve a participação de vários ultrasmaratonistas portugueses.
13 – Maratona Disney World
Esta maratona não percorre apenas todos os quatro parques temáticos da Disney World em Orlando, Flórida, como também permite que conheça Mickey e companhia. Enquanto corre, pode tirar dezenas de fotos com as personagens da Disney que se alinham no percurso, forma de ir fazendo pequenas pausas.
14 – Maratona Homem x Cavalo
Quem pode terminar a prova mais rápido? Um homem a correr ou um homem a cavalo? Esta é a pergunta que este evento procura responder. Embora se chame de “Maratona”, a prova tem 35,4 km. O vencedor desta prova disputada no País de Gales é geralmente um cavalo.
15 – Maratona de Médoc
Disputada na região vinícola de Médoc, arredores de Bordéus, esta maratona é famosa pelas vinte e três estações de degustação de vinhos, queijos, presuntos e até ostras. Já lá estivemos duas vezes e apesar dos abastecimentos vínicolas, não vimos ninguém bêbado, bebe-se com moderação. E toda a gente vai mascarada, é uma grande festa da corrida!
16 – Dias de Burro
Se já não é fácil correr uma maratona, imagine ter de levar um burro consigo! Esta prova, disputada todos os anos em Fairplay, Colorado , pede aos participantes que corram os 42.195 metros ao lado de um burro, bajulando o animal em direção à meta e rezando para que ele não se desvie do percurso.
17 – Maratona do Dubai
Dubai, cidade dos Emirados Árabes Unidos, é conhecida pelos seus grandes feitos de arquitetura moderna. Durante a prova, vai passar várias vezes pelo Burj Al Arab (o edifício da vela) e pelo edifício mais alto do mundo, Burj Khalifa.
18 – Maratona das Cataratas Vitória
Esta corrida foi construída em torno das enormes cachoeiras no sul de África. Os corredores ficarão certamente impressionados ao passarem pelo espetacular marco do rio Zambeze. Eles também podem visitar a Zâmbia e o Zimbábue durante a prova, pois as cataratas separam os dois países.
19 – Maratona Internacional da Patagónia
Situado na região mais ao sul do Chile, esta prova pelas paisagens desoladoras da Patagónia pode ser difícil de alcançar, mas vale a pena a ida. Os corredores, não apenas verão a deslumbrante Cordilheira dos Andes, como também poderão desfrutar das vistas dos belos lagos da região.
20 – Maratona da Lua Cheia ET
Prepare-se para o estranho se quiser inscrever-se nesta maratona em Rachel, Nevada. A prova, que percorre uma região conhecida por inúmeros avistamentos de OVNIs, começa à meia-noite para dar aos corredores a melhor hipótese de um encontro extraterrestre durante o percurso.