A norte-americana Aliphine Tuliamuk, vencedora em Fevereiro passado da maratona seletiva do seu país para os JO, deu à luz uma menina, o seu primeiro filho, anunciou ela na manhã da passada segunda-feira.
“A nossa filha Zoe Cherotich Gannon chegou em 13/01/2021 e é absolutamente perfeita. O seu pai e eu estamos tão maravilhados com a alegria, o amor e a gratidão e não podemos parar de olhar para ela”, escreveu ela no Twitter.
A maratonista tinha anunciado no início de Dezembro que estava grávida. “Em meados de Abril, estávamos convencidos de que não haveria mais provas nesta época e como a escuridão à frente era demasiada, criámos a nossa própria luz no fundo do túnel! “
Tuliamuk, que nasceu no Quénia e tornou-se cidadã norte-americana em 2016, ainda planeia partir nos JO de Tóquio. O seu curriculum desportivo inclui títulos de campeã nacional em estrada nas distâncias de 5 km, 20 km e 25 km. Ela foi a 12ª classificada na Maratona de Nova York de 2019 e a 2ª na Maratona de Pittsburg de 2015.
“Não é como no passado, quando as mulheres diziam, bem, tu podes correr simplesmente até terminar as corridas, e então, podes começar uma família”, disse ela à NBC Sports em Dezembro. “Tu podes fazer os dois.”