A maratonista canadiana Liza Howard está nas últimas semanas de treino para a Maratona Toronto que tem lugar em 20 de outubro. No seu último treino longo, Liza Howard realizou um feito notável, percorrendo 50 km mais rápido do que o recorde nacional.
A maratonista que tem um recorde pessoal de 2h35m29s na maratona, completou a distância dos 50 km em 3h14m58s, quase oito minutos mais rápido que o recorde oficial canadiano de 3h22m24s de Krista DuChene, olímpica em 2016. No entanto, como o treino de Liza Howard não fez parte de uma prova oficial, ele não será reconhecido como recorde nacional.
De acordo com o seu registo no Strava, Liza Howard passou à maratona em 2h44m30s, mantendo um ritmo de 3m54s/km nos restantes oito quilómetros. O objetivo deste treino não era bater recordes, mas sim uma parte fundamental da sua preparação mental e física para a Maratona de Toronto. “Eu percebo que pode parecer incomum fazer treinos tão longos, mas Greg Purkis (meu treinador) e eu, acreditamos que treinos de longa distância são altamente benéficos”, explicou ela.
Liza Howard, de 36 anos, fez o primeiro treino longo de 50 km para a sua maratona em 8 de setembro, onde também correu mais rápido que o recorde canadiano, em 3h18m50s.
Segundo ela, o objetivo de treinos longos era correr 90% da distância no seu ritmo de maratona alvo. “Ele simula o que acontece nos últimos 10 km de uma maratona”, disse ela. “Estas corridas fazem a prova parecer mais curta.”