O israelita Moshe Lederfien, de 70 anos, ficou famoso por correr maratonas com um abacaxi equilibrado na cabeça. Mas com a idade que tem, já devia ter juízo e não ter feito batota na recente Maratona de Sevilha!
Lederfien cortou a meta em 3h21m48s, sendo segundo no escalão 70/74 anos, no que seria um novo recorde nacional do escalão. Mas mais tarde, descobriu-se que ele só entrou na prova ao km 25! A Organização não anulou o seu resultado mas retirou-o da classificação para fins de prémios no seu escalão etário.
Vários meios de comunicação social em Espanha, como a ‘Marca’ noticiaram o seu impressionante resultado mas logo vários cidadãos espanhóis mostraram as suas dúvidas. “Correr uma meia maratona com um abacaxi em 3h21m é bom, principalmente se for para consciencializar. Mas não, são 42,195 km a um ritmo de 4m46s/km, escreveu um corredor no X. “Ele começou a correr aos 25 km…”, escreveu outro.
Lederfien acabou por dar sinal de si e dizer que pretendia correr apenas metade do percurso; mas que para ativar o chip de cronometragem, ele teve de cruzar a linha de partida e depois, sair do percurso.
Ele já participou noutras maratonas como em Berlim, Valência e Nova York e em todas elas, correu com um abacaxi na cabeça. Só não sabemos se a fz como em Sevilha…
“A fruta é um dos alimentos mais importantes para as pessoas e quero levar esse bem a todos”, disse Lederfien numa entrevista ao Time News. “O objetivo é consciencializar sobre os benefícios do consumo de frutas para a saúde e a importância de cuidar do meio ambiente.”