A Organização do Campeonato Europeu que se disputa este ano em Munique marcou o início da maratona para as 10h30 m (femininos) e 11h30 m (masculinos). Ambas as provas estão marcadas para o dia 15 de Agosto.
Esta decisão motivou para já, a revolta de atletas de elite e treinadores alemães que se juntaram e iniciaram uma petição online que é apoiada pela German Road Races (GRR), German Athletics Association (DLV) e outros.
A petição pode ser apoiada em: https://chng.it/qhyDJLcH
Solicitada uma declaração, a Organização do Campeonato Europeu respondeu: “… Em primeiro lugar, a saúde e a segurança dos atletas são a nossa principal prioridade. Naturalmente, foram considerados os riscos potenciais relacionados ao clima com impacto adverso na saúde dos atletas. O Comité Organizador, juntamente com o European Athletics, analisou dados históricos relevantes, incluindo os principais componentes do índice WBGT (por exemplo, temperatura, humidade, vento, irradiação solar global média, etc.).
Com base nesta análise, pudemos ver diferentes padrões das condições climáticas em meados de Agosto em Munique, em diferentes momentos do dia. A tendência geral é que as condições do WBGT sejam aceitáveis, sem riscos significativos para a saúde dos atletas, se as maratonas forem realizadas nos horários atualmente definidos no cronograma. …”
As temperaturas médias máximas/mínimas dos últimos 30 anos para Munique são dadas como sendo 24 e 14ºC. Nos últimos dois anos, a temperatura de Munique em 15 de Agosto estava ligeiramente acima de 30ºC (2021) e 27ºC (2020). Estas são temperaturas à sombra, ao sol serão consideravelmente mais altas. Nas maratonas urbanas, temperaturas acima de 20 graus Celsius são geralmente consideradas muito quentes. O organizador local das provas de maratona ECH, que é a equipa organizadora da atual Maratona de Munique, recomendou os horários ao início da manhã ou ao final da tarde, princípio da noite.
Por coincidência, as temperaturas máximas/mínimas médias em Oregon (EUA), sede do próximo Mundial, parecem ser muito semelhantes em Julho às de Munique, um mês depois. A World Athletics estabeleceu o horário de partida da maratona às 6h15m para ambas as provas.