Os novos sapatos de última tecnologia da Nike têm vindo a revolucionar os resultados, com recordes atrás de recordes mundiais e pessoais.
A crença quase universal da importância destes novos sapatos levou a uma alteração radical dos procedimentos habituais entre as marcas concorrentes da Nike, alteração radical que vai ser vista nas seletivas olímpicas dos Estados Unidos que começam no dia 18 deste mês em Eugene, Oregon.
Marcas que pagam a atletas de elite para calçar os seus sapatos, estão a autorizá-los para correrem com os sapatos de uma concorrente. Para muitos atletas, essa é a Nike.
A Reebok e a Brooks disseram que autorizam os seus atletas a usarem outra marca nas seletivas americanas. A marca de corrida On, que recentemente desenvolveu o seu primeiro sapato de pista, deixou em aberto a possibilidade de os seus atletas fazerem o mesmo. Duas outras marcas, Mizuno e Skechers, não responderam às perguntas por e-mail do The Wall Street Journal.
“Embora acreditemos no desempenho do nosso produto de corrida, também reconhecemos os avanços recentes na tecnologia de sapatos no nível da elite”, disse um porta-voz da Reebok num comunicado. Ele acrescentou que até que os novos sapatos de competição da marca estejam disponíveis, os atletas patrocinados pela Reebok poderão competir com um qualquer sapato aprovado pela World Athletics.