(Foto FPA)
A dupla João Vieira e Vitória Oliveira classificou-se ontem em oitavo lugar no Critérium Internacional de Valência na distância de 42.195 m, entre 11 equipas mistas classificadas e duas que desistiram.
Foi o primeiro grande ensaio dos marchadores portugueses para a estafeta mista que se estreia como uma disciplina olímpica neste verão nos JO de Paris.
A vitória foi para a dupla espanhola formada por Laura García-Caro e Álvaro Martín em 2h57m04s. Nos lugares imediatos, ficaram mais duplas espanholas, Paul McGrath e Cristina Montesinos em 2h57m33s e Miguel Angel Lopez e Antia Chamosa em 2h57m53s.
João Vieira e Vitória Oliveira gastaram 3h10m50s com outra dupla nacional Rui Coelho e Inês Mendes no décimo lugar com 3h16m52s.
Nos 42.195 metros, João Vieira marchou o primeiro percurso com 11,195 km e o terceiro com 11 km e Vitória Oliveira o segundo e o quarto percursos, ambos com 10 km.
Os tempos alcançados nesta prova também podem significar uma vaga nos JO de Paris, pois, embora vinte e duas das vinte e cinco vagas disponíveis sejam concedidas no Campeonato Mundial de Marcha por Equipas no dia 21 de abril em Antalya (Turquia), sobram um máximo de cinco vagas duplas por país , com as outras três a serem atribuídas de acordo com os resultados em provas oficiais como a de Valência.