O tricampeão europeu de pista coberta, o polaco Marcin Lewandowski ambiciona uma quarta medalha de ouro consecutiva em Março próximo e terá um incentivo extra depois de ter sido anunciado como embaixador oficial do Campeonato Europeu de pista coberta, a decorrer entre 5 e 7 de Março em Torun.
Em declarações na Arena Torun, no passado sábado, Lewandowski afirmou: “Será um dos eventos mais importantes para mim no próximo ano, porque irei defender pela terceira vez o meu título europeu. Estes, serão os meus últimos Campeonatos Europeus Indoor e estou contente por ser em casa”.
A faltarem menos de 100 dias para o início do Campeonato, os preparativos estão em andamento para o principal evento de pista coberta da Europa. Numa recente visita a Torun, uma delegação da Associação Europeia de Atletismo fez uma avaliação positiva. O presidente da autarquia de Torun, Michal Zalewski declarou: “Basta olhar para as nossas instalações para saber que estamos preparados. Grandes eventos de atletismo acontecem aqui há seis anos e é um lugar onde são batidos recordes mundiais. Recentemente, investimos um pouco mais na unidade, pois sabemos que ela deve atender aos mais elevados padrões técnicos. Há cerca de uma dúzia de dias, fomos verificados por uma delegação técnica da Associação Europeia de Atletismo e a avaliação é muito boa”.
A Organização fez também uma atualização sobre o plano sanitário que está sendo elaborado para Torun como consequência da pandemia do coronavírus.
“Os competidores que vierem para a Polónia, terão que ter resultados negativos nos testes. Vamos buscá-los ao aeroporto num transporte separado, e eles virão então para a Arena, para mais testes. Só depois de um resultado negativo, eles irão para o hotel. Todos serão examinados: atletas, voluntários, organizadores, juízes. Fazemos isso para que todos possam participar com segurança nas nossas competições “, disse Krzysztof Wolsztyński, diretor-geral do Torun 2021.