A moçambicana Maria Mutola, nascida em 1972, foi uma das melhores atletas mundiais da história na sua distância preferida, os 800 metros. No seu curriculum, consta uma medalha de ouro nos JO de Sidney 2000 e uma de bronze nos JO de Atlanta 1996. Nos Mundiais ao Ar Livre, 3 de ouro, uma de prata e uma de bronze. Nos Mundiais de Pista Coberta, 7 de ouro, 1 de prata e uma de bronze. E nos Jogos da Commonwealth, 2 de ouro e 1 de bronze.
Eleita em 2000 para a Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional, lugar que ocupa até hoje, vai ser agora homenageada pela Organização do próximo Mundial de Atletismo que se disputa em Oregon.
A Oregon22 Heritage Trail vai celebrar 22 atletas com placas comemorativas desenvolvidas pelo Museum of World Athletics (MOWA). As placas estarão localizadas nas cidades de origem dos atletas ou em locais significativos para eles.
Os 22 atletas foram escolhidos com base em quatro critérios: alcançar o status de medalha global, sem violações de doping ou conexão com doping, retirado da alta competição e uma conexão residente ao Oregon, antes ou depois da competição universitária.
Nos 22 atletas selecionados, temos oito mulheres e 14 homens, que totalizaram em Jogos Olímpicos, nove medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e oito medalhas de bronze. Ainda, inúmeras medalhas nos Campeonatos Mundiais de Atletismo ao ar livre e em pista coberta.