O diretor de prova do Azores Trail Runâ, Mário Leal, foi recentemente eleito representante dos organizadores de eventos de trail running portugueses na ITRA – Associação Internacional de Trail Running, na qualidade de representante nacional.
Mário Leal tem como principal objetivo trazer a voz dos organizadores nacionais junto da Direção da ITRA. Por outro lado, tem como função, em Portugal, representar a ITRA.
A ITRA congrega diversas associações ligadas ao trail a nível internacional, sendo o organismo máximo a nível mundial que regula a prática da modalidade.
Este ano, Assembleia Geral decorreu em Badia Prataglia, na Itália, a 11 de Junho, um dia depois do Campeonato do Mundo. Nesta reunião participaram delegações de 35 países.
Nesta reunião, Mário Leal foi eleito para a Direção do ITRA, de entre os 25 candidatos aos oito lugares disponíveis. A Direção é responsável pelo controlo e supervisão das atividades da associação.
Nascido em 1974, na ilha do Faial, Mário Leal é formado em Geografia, com uma pós graduação em Ordenamento do Terrítório e Planeamento Ambiental.
Desde cedo interessado no potencial dos trilhos açorianos para a prática de caminhadas e trail runnning, Mário Leal, enquanto membro do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, tem dinamizado o Azores Trail Runâ, evento de trail running que se realiza na ilha do Faial, e teve em 2017 a sua quarta edição, contando já com centenas de participantes de todo o mundo.