A medalha de prata do salto em comprimentodo alemão Carl Ludwig Hermann, “Luz Long”, nos JO de Berlim de 1936, foi vendida por 488.435 dólares. A medalha de prata do alemão passa assim a ser a mais valiosa já vendida num leilão público. Long Herman faleceu em 1943, quando servia no exército alemão.
A longa amizade de Hermann com Jesse Owens, forjada nos JO de Berlim, e é uma das imagens mais duradouras da modalidade. Como Jeremy Schaap escreveu recentemente, o Terceiro Reich transformou os Jogos Olímpicos de 1936 em “um concurso do poder alemão”. Depois de Owens ter batido o recorde olímpico do salto em comprimento, Hermann abraçou Owens, antes de andarem de braço dado, perante uma multidão de 110.000 pessoas, incluindo Adolf Hitler.
“Foi preciso muita coragem para ele fazer amizade comigo na frente de Hitler”, disse depois Owens. “Pode derreter todas as medalhas e taças que eu tenho que elas não seriam um revestimento da amizade de 24 quilates que eu sentia naquele momento por Luz Long.”
A medalha olímpica mais cara que já vendida, foi sem surpresa, uma das quatro medalhas de ouro de Jesse Owens nos mesmos Jogos Olímpicos. Em 2013, uma de ouro de ouro Owens foi vendida por 1.466.574 dólares, um recorde para uma medalha de ouro.