A Organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris revelou que as medalhas olímpicas deste ano terão peças da Torre Eiffel. Cada medalha dos Jogos incorporará uma peça hexagonal de ferro retirada do coração da Torre Eiffel.
Construída para a Exposição Mundial de 1889 para comemorar o 100º aniversário da Revolução Francesa, a torre foi projetada para mostrar as proezas industriais da França e servir como um símbolo para a cidade. Cada peça será um ponto focal no centro das medalhas.
Confecionada pelo joalheiro francês Chaumet, a peça de seis faces estará na medalha de todas as 5.084 medalhas de ouro, prata e bronze. “Queríamos oferecer um pedaço da Torre Eiffel de 1889 a todos os medalhados dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris”, disse Tony Estanguet, presidente do Paris 2024.
De acordo com o Inside The Games, o metal foi adquirido num armazém de metais em Paris pela empresa responsável pela manutenção da Torre Eiffel. A utilização de metal reciclado também está em linha com a tendência observada nos JO de Tóquio, onde os metais foram produzidos, em parte a partir de produtos de consumo eletrónicos.
O verso das medalhas apresentará a deusa grega Nike voando em direção ao histórico Estádio Panathinaikos, em Atenas, uma tradição desde 2004. Com a aprovação do Comité Olímpico Internacional (COI), a Organização de Paris modificou o design para incorporar a Torre Eiffel no fundo.
Além das medalhas, a Torre Eiffel terá um papel central nas festividades dos Jogos. Desde a cerimónia de abertura, onde as equipas desportivas navegarão pelo rio Sena, até à possível colocação da chama olímpica no topo da torre, a Torre será um ponto importante durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.