Disputa-se amanhã o Meeting de Bruxelas da Liga Diamante, o último antes da final em Zurique.
Será um meeting importante para muitos atletas, ainda à procura de uma vaga em Zurique. Enquanto alguns já se estão a preparar para disputar o título em Zurique, outros ainda precisam de pontos se quiserem ter uma hipótese no Troféu Diamante na próxima semana.
Aqui estão cinco aspetos a serem observados no Allianz Memorial Van Damme.
Erryyon Knighton não pode falhar
Erriyon Knighton admitiu antes do Meeting de Lausanne que estava cansado de ser considerado “o próximo Usain Bolt”. Atualmente sexto na classificação dos 200 m, Knighton está a caminho de uma vaga na final, mas não pode falhar em Bruxelas. Aaron Brown, Eseosa Desalu e Joseph Fahnbulleh estão todos atrás dele na classificação, o que significa que Knighton ainda pode teoricamente sair dos oito primeiros. Caso se apure para a final, Knighton poderá tornar-se um dos mais jovens vencedores do Troféu de Diamante.
Sprinters norte-americanas ainda à procura de uma vaga na final dos 100 m
Knighton não é o único norte-americano que ainda não garantiu o seu lugar na final. Nos 100 m femininos, as estrelas jamaicanas Shelly-Ann Fraser-Pryce e Shericka Jackson serão as atrações principais e já têm há muito, reservado o seu lugar em Zurique.
O que não acontece com as norte-americanas Sha’Carri Richardson e Aleia Hobbs, que ainda precisam de pontos para manter vivas as suas esperanças no Troféu de Diamante. Enquanto Hobbs está a poucos pontos da qualificação após a sua surpreendente vitória em Lausanne, Richardson precisa de ficar pelo menos num dos quatro primeiros lugares em Bruxelas.
Tentativa de recorde mundial nos 3.000 m obstáculos
A etíope Werkuha Getachew está a caminho de uma vaga na final após sua vitória no Mónaco. Nos 3.000 m obstáculos, ela ambiciona algo mais do que a simples vitória na prova. Na sua mente, está o recorde mundial que pertence à queniana Beatrice Chepkoech (que também estará em Bruxelas) com 8.44,32, estabelecido há quatro anos no Mónaco.
Lançamento do peso no mercado de peixes da cidade
O Meeting de Bruxelas tem uma longa história de eventos do lançamento do peso na cidade – uma história marcada com grandes performances, como a vitória em 2017 de Darrell Hill no último lançamento para conquistar o Troféu Diamante na Place de la Monnaie. Este ano, a prova disputa-se hoje à noite no famoso mercado de peixes da cidade. Três vezes vencedor do Troféu Diamante, o neo-zelandês Tom Walsh, vai garantir o seu lugar na final, enquanto o campeão de 2015, o norte-americano Joe Kovacs, também está na lista de inscritos.
Nafissatou Thiam no salto em altura
As aparições da belga Nafissatou Thiam na Liga Diamante são poucas e distantes entre si, mas são ainda mais especiais por isso. A campeã mundial do heptatlo terá todo o apoio do público local quando competir no salto em altura na sexta-feira à tarde. Com apenas dois pontos conquistados, ela ainda tem uma hipótese teórica de chegar à final se conseguir surpreender nomes como a líder da classificação, a ucraniana Yaroslava Mahuchikh e a australiana campeã mundial Eleanor Patterson.
Mahuchikh e a sua compatriota Iryna Gerashchenko são até agora, as únicas que se classificaram para a final.