O Meeting Vítor Tavares, este sábado (17.45 h – 21.15 h) organizado pela Casa do Benfica de Faro e que integra o circuito nacional, promete, face à presença de vários dos melhores atletas nacionais. Curiosidade especial rodeia a anunciada presença do recordista nacional de 400 metros, o benfiquista Vítor Ricardo Santos, depois de uma época de 2016 repleta de problemas físicos e de uma “tímida” entrada em 2017, com apenas duas provas em pista coberta, a melhor das quais em 47,85, na I Divisão.
Outra presença curiosa é a do venezuelano Lucírio Garrido, um dos vários reforços sul-americanos do Benfica, que correrá os 400 m barreiras, especialidade na qual tem 49,66 como melhor (em 2014) e obteve 50,93 na época passada. Já correu este ano, na Venezuela, uma prova em 51,88. Terá no também benfiquista Diogo Mestre o seu principal adversário, de regresso após uma época perdida por lesão (ganhou, há dias, no Meeting de Lisboa, com 53,03).
A cubana Yariagnis Arguelles também alinhará pelo Benfica, depois de ter feito 6,56 no comprimento este inverno, em pista coberta, e de ter ganho no Meeting de Pombal com 6,36.
Mas na generalidade das provas, estarão presentes vários dos melhores valores nacionais neste meeting que recorda Vítor Tavares, atleta da Casa do Benfica falecido ainda bem jovem, em trágicas condições. Salientamos os seguintes:
MASCULINOS
100 m – Francis Obikwelu e André Costa
400 m – Vítor Ricardo Santos e André Marques
800 m – Sandy Martins, Miguel Moreira (e o não especialista Rui Pinto)
5000 m – Miguel Marques
400 m barreiras – Lucirio Garrido e Diogo Mestre
Vara – Edi Maia, Diogo Ferreira, Ícaro Miranda
Comprimento – Miguel Marques, Ricardo Jaquité e Ivo Tavares
Peso – Tsanko Arnaudov
FEMININOS
100 m – Lorene Bazolo e Olímpia Barbosa
400 m – Cátia Azevedo e Rivinilda Mentai
800 m – Patrícia Silva
400 m barreiras – Andreia Crespo e Patrícia Lopes
Vara – Marta Onofre e Cátia Pereira
Comprimento – Yariagnis Arguelles e Teresa Carvalho
Peso e disco – Jessica Inchude