Disputou-se ontem a Meia Maratona de Sapporo, evento teste para a maratona dos Jogos Olímpicos. A prova decorreu num percurso mais ou menos semelhante à primeira parte do percurso olímpico.
Em masculinos, o queniano Hillary Kipkoech venceu em 1h00m46s, novo recorde pessoal, seguido do seu compatriota Simon Kariuki a 25 segundos e do japonês Shin Kimura a um minuto.
Em femininos, a prova foi bem disputada com as três primeiras separadas por 25 segundos. As japonesas ocuparam os três lugares do pódio através de Mao Ichiyama em 1h08m28s, Mizuki Matsuda a quatro segundos (ambas com recorde pessoal) e Ayuko Suzuki a 25. A alemã Katharina Steinruck foi uma das seis atletas estrangeiros a poder participar na prova, sendo quarta com 1h10m43s, novo recorde pessoal. De registar que ela tinha participado há apenas duas semanas na Maratona de Enschede onde obteve também um recorde pessoal e teve de lidar com viagens internacionais e restrições de entrada no Japão devido à pandemia.
Para além da meia maratona, estava prevista uma prova de 10 km aberta aos atletas populares mas que acabou por ser suspensa.
A Organização tinha deixado claro que os espectadores não eram bem-vindos, mas de acordo com a Reuters, apareceu um grupo de pessoas para assistir à prova.
Sebastian Coe foi um dos dirigentes presentes, tendo afirmado: “Uma das razões pelas quais eu queria estar aqui, é porque é importante que Tóquio 2020, o Comité Organizador, saiba e se sinta seguro de que a World Athletics apoia totalmente todos os esforços que estão a fazer para sediar uns Jogos Olímpicos em circunstâncias muito, muito difíceis. Estamos todos juntos nisso”.
Coe também vai estar presente em Tóquio no próximo domingo para o evento de teste de atletismo, no novo Estádio Nacional. Não poderão estar presentes espetadores porque Tóquio permanece em estado de emergência até 11 de Maio, como parte das medidas do Governo japonês para conter um recente aumento nos casos de COVID-19.
O atual estado de emergência, que começou em 25 de Abril, cobre Tóquio e as regiões ocidentais de Osaka, Hyogo e Kyoto.