A jovem Sawyer Nicholson, de 10 anos, cometeu a proeza de ganhar a sua primeira prova de estrada disputada em Toronto, superando os outros 1.400 corredores. Ela foi a primeira atleta feminina a cortar a meta, correndo os 5 km em 19m25s.
No final da prova, afirmou: “Eu faço normalmente provas com muito menos corredores, mas uma vez que a corrida começou, todos os meus nervos se foram embora.”
Nicholson disse que ficou surpreendida ao saber que tinha ganho: “Nunca pensei que tivesse a chance de ganhar. Já vi provas na TV em que os vencedores cortam a fita no final. Nunca pensei que isso fosse acontecer comigo.”
Em 2020, o seu pai, Levi, levou-a a treinar com ele, para ficar em forma para a época do futebol. Mas depois, ela começou a ficar mais rápida, tendo ele dificuldades em acompanhá-la. Agora, ele anda de bicicleta para acompanhar a filha quando ela vai correr.
Entre outras provas, Sawyer Nicholson venceu uma com a distância de um quilómetro em 3.18,00.
Depois do seu sucesso na pista, o seu pai quis que ela tentasse uma prova de estrada. “Achei que seria divertido correr no jardim zoológico, sem perceber o quão montanhoso era o percurso”, disse a menina.
Apesar de também jogar futebol, ela já pensa receber um dia, uma bolsa de atletismo e representar o Canadá nos Jogos Olímpicos.
“Gosto das duas modalidades, pois oferecem desafios e lições diferentes”, disse. “No futebol, muitas vezes sou a mais pequena jogadora em campo, então é uma batalha constante para mudar a percepção das pessoas de que o tamanho não importa”, disse ela