No Nordeste da Colúmbia Britânica, no Canadá, disputou-se recentemente uma prova de 20 km em plena montanha, com um novo percurso, mais técnico. Jacob Funk, de apenas nove anos, foi um dos participantes, não na prova de 2 km para o seu escalão etário mas na de 20 km. E ainda por cima, descalço!
Esta foi a primeira meia maratona de Funk, que recebeu um troféu por ser o mais jovem finalista da prova.
A sua mãe, Cara, também corre e já tinha antes, disputado a mesma prova por duas vezes. Ela explicou que a sua família não é necessariamente defensora de correr-se descalço mas que o seu filho prefere simplesmente, andar sem sapatos (e sem meias) a maior parte do tempo, dentro e fora de casa, o ano todo. “Ele gosta realmente da sensação do chão sob os seus pés”, disse ela.
Jacob disse que havia uma secção de 8 km do percurso que era de cascalho solto, o que, apesar dos calos grossos que ele construiu por andar descalço, era desconfortável e o atrasou muito. Mas já pensa voltar à prova no próximo ano, mas então, com sapatos (pelo menos nas partes de cascalho), para tentar melhorar o seu tempo que foi agora de 3h29m. “Fiquei às vezes, um pouco cansado”, disse ele, “mas nunca quis desistir”. Para já, está a pensar correr uma prova de 16 km na montanha.