Ao darmos as boas-vindas a 2022, todos nós sentindo-nos otimistas com os nossos próprios sonhos e aspirações, seria uma negligência da minha parte não olhar rapidamente para o ano passado e as muitas conquistas desportivas e destaques do Atletismo Europeu.
Todos nós sabíamos que 2021 ainda seria um ano desafiador, afetado pela continuação da pandemia do coronavírus; no entanto, propusemo-nos a algumas metas elevadas que foram, em maior grau, alcançadas.
O ano começou com o Campeonato Europeu de Atletismo Indoor em Torun, Polónia e passou por ver um conjunto completo de Campeonatos por Seleções, bem como os Campeonatos Sub-20 e Sub-23 durante o verão.
Os nossos principais eventos foram concluídos no mês passado com o enorme sucesso do SPAR European Cross Country Championships em Fingal-Dublin, Irlanda. Recebemos espectadores nos eventos onde eles eram permitidos e fornecemos ambientes desportivos seguros e protegidos para que os nossos melhores atletas europeus mostrassem os seus talentos.
Por isso, uma enorme nota de agradecimento vai para todos os comités organizadores locais, funcionários, voluntários, funcionários e parceiros da Associação Europeia de Atletismo e das Federações Membros e, claro, aos próprios atletas pelo seu trabalho árduo, perseverança e dedicação à nossa modalidade.
Eu acredito que ficámos realmente em 2021, significativamente mais fortes e mais unidos do que há 12 meses.
Permita-me aqui uma pequena nota pessoal de parabéns aos nossos dois atletas europeus do ano – ambos quebradores de recordes mundiais e medalhados de ouro olímpicos em 2021 – Sifan Hassan da Holanda e Karsten Warholm da Noruega.
Agora, começamos 2022 com um novo conjunto de desafios e oportunidades no horizonte, até porque a Covid ainda não desapareceu e devemos adaptar-nos a esta realidade.
As mudanças no calendário internacional de atletismo impostas à nossa modalidade pela pandemia significam que teremos este ano, três grandes competições de atletismo ao ar livre, consecutivas, sem precedentes.
Num período de pouco menos de seis semanas durante este verão, o Campeonato Mundial de Atletismo acontecerá de 15 a 24 de Julho em Oregon, EUA, seguido pelo atletismo nos Jogos da Commonwealth em Birmingham, Grã-Bretanha de 30 de Julho a 7 de Agosto, e culminará com o nosso próprio Campeonato Europeu de Atletismo de Munique 2022, de 15 a 21 de Agosto.
Os fãs de atletismo terão um banquete de primeira classe nas suas telas de TV, numa série de eventos imperdíveis. É um desafio do ponto de vista organizacional para os atletas, mas, acredito, é também uma grande oportunidade para a nossa modalidade prosperar na Europa e envolver o público como nunca antes.
Como Presidente da Associação Europeia de Atletismo, farei o meu melhor para garantir que apoiamos os nossos atletas com tudo o que possam necessitar através das nossas Federações Membros, para que possam competir no seu melhor, visto que o atletismo ocupa o centro das atenções na segunda edição do multi-sports Campeonato Europeu em Munique no próximo verão.
Para a Associação Europeia de Atletismo, isso significa continuar o trabalho com as nossas Federações Membros em áreas importantes, como a nossa série de programas de liderança, em sustentabilidade – o que está muito certo, a meu ver, tornando-se um elemento cada vez mais importante para os anfitriões de eventos – bem como a área crucial de salvaguarda que é tão importante para a futura geração de jovens atletas.
Falando sobre as gerações futuras, o Campeonato Europeu de Atletismo Sub-18 acontece em Jerusalém, Israel, de 4 a 7 de Julho e será mais um destaque do calendário do atletismo europeu deste verão.
Permitam-me concluir desejando a todos vocês, onde quer que estejam e como quer que estejam engajados na nossa maravilhosa modalidade, um 2022 saudável e de sucesso. Feliz Ano Novo!
Dobromir Karamarinov
Presidente da Associação Europeia de Atletismo