De acordo com uma pesquisa, 56% das empresas japonesas querem que os Jogos Olímpicos, marcados para o próximo Verão, sejam adiados ou cancelados.
Uma pesquisa, feita online entre 1 e 8 deste mês, pela Tokyo Shoko Research, mostra que 56% das empresas inquiridas, acreditam que o Japão deveria cancelar ou adiar os Jogos, contra 53,6% na pesquisa anterior, em Agosto. No final de Março de 2020, perante a pandemia do coronavírus, o COI teve de adiar os Jogos Olímpicos para este Verão.
Apenas 7,7% das empresas inquiridas disseram que os Jogos devem ocorrer neste Verão, conforme planeado (23 de Julho a 8 de Agosto), contra 22,5% no Verão passado.
Quase 20% disseram que os Jogos deveriam ser realizados com um número limitado de espectadores, enquanto 17% acreditam que eles deveriam ser realizados sem espectadores. Mais de 70% das empresas afirmaram que o cancelamento ou adiamento dos Jogos não impactará praticamente a sua receita.
A pesquisa, que abrangeu mais de 11 mil empresas, foi feita antes da renúncia, na sexta-feira, dia 12, do chefe dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, devido a comentários sexistas.
O Japão está a lutar para conter a pandemia mas a sua população ainda não começou a ser vacinada. O primeiro-ministro Yoshihide Suga comprometeu-se a criar as condições para receber os JO neste Verão.