A Associação Atlética da América do Norte, América Central e do Caribe (NACAC) – uma das seis Associações da World Athletics – elegeu a bahamiana Shaunae Miller-Uibo com a sua atleta mais destacada da época de pista coberta em 2021. A decisão foi tomada pelo NACAC Sports Journalists Working Group.
Shaunae Miller-Uibo, campeã olímpica dos 400 m, encerrou a época de pista coberta como líder mundial nos 400 metros com um recorde do NACAC de 50,21 s, num meeting disputado em Staten Island, Nova York.
A atleta bahamiana, de 27 anos, esteve também em destaque nos 200 m com 22,40 s, novo recorde nacional que superou o anterior de 22,68 na posse de Pauline Davis-Thompson e que durou 26 anos.
Ao ar livre nesta época, Miller-Uibo lidera a nível mundial os 200 e 400 m, com respetivamente 22,03 s e 49,08 s.
Ela classificou-se para as duas distâncias nos JO de Tóquio mas já manifestou a intenção de defender o título dos 200 m em vez dos 400 m. Ela seria uma das favoritas nas duas distâncias e gostaria de correr as duas distâncias. Mas afirmou que elas estão muito próximas no programa e que não teria o tempo necessário para descansar.
No lado masculino, foram estabelecidos este ano, três novos recordes mundiais – dois de atletas da região do NACAC. O norte-americano Ryan Crouser, novo recordista mundial do peso, recebeu o título de Atleta Masculino Mais Destacado da NACAC pela época de pista coberta de 2021.