O ministro russo dos Desportos, Oleg Matytsin, espera que os atletas russos tenham autorização para participar em provas internacionais e estejam presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Devido à atual suspensão da Federação Russa de Atletismo (RusAF) pela World Athletics, os atletas russos não podem participar em torneios internacionais, mesmo sob o estatuto neutro.
“Este é o ano olímpico e espero que os nossos representantes de atletismo possam participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, enquanto estaremos felizes com os seus resultados”, disse Matytsin aos participantes do Campeonato Russo de Atletismo em pista coberta.
“Desejamos fortemente que o nosso atletismo russo seja finalmente reintegrado nos seus direitos e estamos a enveredar por todos os meios possíveis e necessários para conseguir isso”, afirmou.
“Estou absolutamente certo de que será tomada em breve uma decisão, o que permitirá que os nossos atletas e treinadores participem com dignidade em torneios internacionais”, afirmou Matytsin. “Também é importante que continue a aumentar o interesse pelo atletismo”.
No início de Dezembro, a World Athletics decidiu adiar a sua decisão sobre a emissão do estatuto neutro para os atletas russos até que o órgão regulador do atletismo mundial receba um plano final sobre o restabelecimento do estatuto da RusAF.
A World Athletics suspendeu a filiação à RusAF em Novembro de 2015, após uma série de violações das regras antidoping, e formou uma comissão especial sobre o assunto.
A World Athletics permitiu no entanto, que atletas limpos da Rússia participassem em provas internacionais sob o estatuto neutro ou de Atleta Neutro Autorizado (ANA) até que a federação russa seja reintegrada. O estatuto ANA proíbe os atletas russos de participarem em provas internacionais sob a bandeira nacional.