A poucos dias da Maratona de Londres que se disputa no próximo dia 23, Mo Farah esteve presente este fim de semana, numa prova de 10 km em Port-Gentil, no Gabão.
O atleta britânico, de 40 anos, teve uma prestação modesta ao ser sétimo com 30m41s. Ele correu os primeiros 5 km em 14m31s e os segundos em 16m10s, numa prova vencida pelo queniano Vincent Kipkemboi em 28m11s. Em femininos, o triunfo sorriu à queniana Beatrice Chepkoech em 32m13s.
O presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, mostrou-se satisfeito com a presença de Mo Farah. “Os 10 km de Port-Gentil são a prova mais rápida de África e também, um grande evento desportivo popular. Agradecemos ao grande campeão Mo Farah e aos outros 13.000 participantes por nos terem honrado com a sua presença”.
Farah vai encontrar na Maratona de Londres um forte grupo de maratonistas de elite como Kenenisa Bekele, Kelvin Kiptum, Birhanu Legese, Mosinet Geremew, Amos Kipruto e Tamirat Tola.
Farah treinou na Etiópia, preparando a prova no Gabão e esta foi a sua primeira prova desde a Big Half em Londres, em setembro passado, onde venceu em 1h01m49s. Ele esteve inscrito na Maratona de Londres em outubro passado, mas desistiu na semana da prova devido a uma lesão no quadril.
Farah é o recordista britânico da maratona com 2h05m11s, ao vencer a Maratona de Chicago em 2018.