A Organização da Meia Maratona da Costa de Antrim, na Irlanda, aposta fortemente na hipótese de novos recordes da prova, num percurso muito rápido. O britânico Mo Farah e a etíope Yalemzerf Yehualaw serão duas das grandes vedetas presentes na prova prevista para 29 de Agosto.
A etíope de 21 anos que tem um recorde pessoal de 64m46s, vai tentar bater o recorde mundial atualmente fixado em 64m31s. Para ela, a Costa de Antrim será uma das quatro provas que vai disputar este ano e a primeira após os JO de Tóquio.
O agente de Yehualaw, Daan van den Berg, disse: “Yalemzerf fará apenas duas meias-maratonas este ano – Istambul e a Meia Costa de Antrim – juntamente com duas provas de 10.000 m antes dos Jogos Olímpicos”. Yehualaw foi terceira no Campeonato Mundial do ano passado, depois de liderar a maior parte da prova, antes de tropeçar na reta da meta.
Em masculinos, a Organização não esconde o ataque à barreira dos 60 minutos e já conta com um bom lote de atletas. Entre eles, o quarteto africano de Tesfahun Akalnew (59m22s), Victor Kiplangat (59m26s), ambos de Uganda, Abrar Osman (59m47s) da Eritreia e o queniano Daniel Mateiko, todos com o objetivo de baterem o recorde de Mo Farah com 60m27s no ano passado.
A Organização espera que Mo Farah – treinado por Gary Lough, casado com Paula Radcliffe – possa participar na prova com o ouro olímpico de Tóquio.