Uma mulher soldado do Exército dos Estados Unidos bateu o recorde mundial da milha com um traje antibomba, anunciou o Guinness World Records.
A capitã Kaitlyn Hernandez correu a milha em 10m23s, superando o anterior recorde que era de 11m06s.
Correr uma milha com um traje antibomba não é tarefa fácil. Os trajes são projetados para proteger quem o usa, de explosões a curta distância, resultando em trajes que são incrivelmente pesados, colocando os utilizadores ‘em risco significativo de tensão térmica e redução da capacidade de trabalho’, de acordo com um estudo norte-americano de 2015. Juntos, o traje e o capacete de Kaitlyn pesavam 43,5 kg. O capacete era o mais difícil de lidar, disse ela, embora a dificuldade fosse principalmente mental.
“Geralmente é uma fração de segundo, sempre que eu corro e começo a sentir pena de mim mesmo, eu só tenho que superar isso e dizer que não está tão mau assim”.
Kaitlyn já havia batido o anterior recorde de Ashley Sorenson mas não de forma oficial, num treino. De acordo com o Guinness World Records, o recorde masculino pertence ao escocês Mark Gibbs com 7m24s desde 2017. Já o recorde da maratona com o mesmo tipo de traje pertence a Ian Church com 6h28m, conseguido na Maratona de Londres em 2015.