Na sessão da noite dos Mundiais de Glasgow, dois portugueses conseguiram o apuramento para as finais dos 1.500 m. Salomé Afonso foi a primeira atleta nacional a intervir, correndo a terceira das quatro eliminatórias. Apuravam-se para a final, as três primeiras classificadas não havendo repescagens.
A tarefa não era fácil mas Salomé Afonso esteve excelente e foi segunda com 4.07,55 apenas atrás da etíope Diribe Welteji em 4.07,17. Salomé ficou muito próxima do seu recorde pessoal estabelecido em janeiro deste ano, no Luxemburgo com 4.07,25.
No conjunto das 12 apuradas, Salomé obteve a quinta melhor marca. A melhor pertenceu à a norte-americana Nikki Hiltz com 4.04,34. A final disputa-se no domingo às 21h45m.
Depois, foi a vez de Isaac Nader confirmar a sua excelente forma apresentando-se como um candidato às medalhas. As regras de apuramento para a final eram as mesmas das senhoras.
O atleta nacional correu a terceira série e numa prova muito tática e lenta, venceu sem dificuldades de maior em 3.45,50, o pior tempo das quatro séries. A melhor marca pertenceu ao queniano Vincent Kibet Keter em 3.38,96. A final disputa-se no domingo às 21h30m.