Numa boa final dos 5.000 m, o norte-americano Cole Hocker sagrou-se campeão mundial em 12.58,30, à frente do belga Isaac Kimeli em 12.58,78 e do francês Jimmy Gressier em 12.59,33, depois da sua medalha de ouro nos 10.000 m.
Hocker esperou o momento certo para vencer. No início, a prova foi comandada pelos seus dois compatriotas, Nico Young (6º na meta) e Grant Fisher (8º). Outros atletas passaram pela frente como Jakob Ingebrigtsen que acabou apenas em décimo.
Alemão Leo Neugebauer conquista ouro no decatlo
Um ano após a medalha de prata nos JO de Paris, o alemão Leo Neugebauer sagrou-se campeão mundial do decatlo com 8.804 pontos.
Nos lugares imediatos, ficaram o porto-riquenho Ayden Owens-Delerme com 8.784 pontos e do norte-americano Kyle Garland com 8.703 pontos. Garland, que liderava no final do primeiro dia, perdeu no segundo.
Australiana Nicola Olyslagers campeã mundial pela primeira vez no salto em altura
A australiana Nicole Olyslagers conquistou o seu primeiro título mundial ao ar livre ao saltar 2,00 m à primeira tentativa, numa final interrompida pela chuva antes do regresso. Ela tinha sido campeã mundial na pista coberta em Glasgow, em 2024.
A polaca Maria Zodzik, que ultrapassou os dois metros pela primeira vez na carreira à terceira tentativa, ficou em segundo lugar, à frente da ucraniana Yaroslava Mahuchikh e da sérvia Angelina Topic, ambas medalhadas de bronze com 1,97 m.
Sueco Daniel Stahl é coroado campeão mundial do lançamento do disco
Sob chuva torrencial e com condições nada ideais, a final do lançamento do disco quase não começou após um aquecimento extremamente complicado. Após uma longa interrupção e bem depois das finais das estafetas, a medalha de ouro foi concedida.
Daniel Stahl superou as adversidades e conquistou o seu terceiro título mundial, no estádio onde se sagrou campeão olímpico em 2021.
O sueco estava em maus lençóis, mas conseguiu um lançamento final de 70,47 m para vencer. O lituano Mykolas Alekna levou a prata com 67,84 m.
Outra conquista notável: a primeira medalha num Campeonato Mundial para a delegação de Samoa. Alex Rose, norte-americano de nascimento, mas naturalizado, trouxe ao arquipélago polinésio a sua primeira medalha, bronze neste caso, graças a um lançamento de 66,96 m.