A queniana Faith Cherotich venceu a final dos 3.000 m obstáculos após grande duelo com a favorita Winfred Yavi, campeã mundial e campeã olímpica.
A queniana de 21 anos, quebrou o recorde do Campeonato Mundial, marcando 8.51,59, ao distanciar-se da rival na última volta e vencendo por quase cinco segundos.
A etíope Sembo Almayew conquistou o bronze em 8.58,56 na segunda final mais rápida da história do Campeonato Mundial, depois de 2022. A ugandesa Peruth Chemutai, campeã olímpica em Tóquio e medalhada de prata nos JO de Paris, esteve na disputa em boa parte da prova, mas caiu quando se aproximava o terço final da prova e foi forçada a desistir.

Mattia Furlani, a nova estrela do salto em comprimento
Com apenas 20 anos, o italiano Mattia Furlani conquistou o seu primeiro título mundial ao ar livre ao saltar 8,39 m (+0,2 m/s), novo recorde pessoal.
O campeão mundial de 2019, Tajay Gayle, teve que se contentar com o segundo lugar após ultrapassar 8,30 m por duas vezes (8,33 m à primeira tentativa e 8,34 m à segunda). O jamaicano superou o chinês Yuhao Shi com 8,33 m, que levou a medalha de bronze.
O bicampeão olímpico e campeão mundial Miltiadis Tentoglou, que detém a melhor marca mundial da época com 8,46 m, e teve o melhor salto nas eliminatórias de Tóquio com 8,17 m, esteve muito abaixo do seu valor. Fisicamente debilitado, ele não conseguiu ultrapassar 7,83 m nas três primeiras tentativas e, portanto, não pôde realizar os três saltos adicionais. O grego, o grande favorito, terminou apenas no 11º lugar.
Norte-americana Katie Moon é tricampeã mundial no salto com vara
A final do salto com vara foi vencida pela norte-americana Katie Moon, campeã olímpica de 2021 neste mesmo estádio em Tóquio e bicampeã mundial, em Eugene em 2022 e Budapeste em 2023. Ela impôs-se em 4,90 m derrotando a sua compatriota Sandi Morris que não fez melhor que 4,85 m.
A eslovena Tina Sutej ficou em terceiro lugar, com 4,80 m.
Na final, estiveram as duas irmãs gémeas, Hana e Amanda Moll. Ambas com 20 anos, as norte-americanas terminaram no sexto lugar, empatadas, pois tiveram o mesmo percurso: uma falha a 4,65 m antes de conseguir, depois três falhas em 4,75 m.