Os Estados Unidos dominaram hoje as estafetas, perdendo apenas os 4×400 m masculinos para o Botswana por oito centésimos, prova que teve a participação portuguesa e de que já demos notícia.
Na estafeta 4×400 m femininos, não houve discussão pela medalha de ouro. Liderando desde o início, a equipa norte-americana venceu confortavelmente em 3.16,61 batendo o recorde dos Campeonatos que durava desde 1993. Jamaica em 3,19,25 e Países Baixos em 3.20,19 completaram o pódio.
A equipa norte-americana já estava bem à frente antes da última volta, mas Sydney McLaughlin-Levrone aumentou a sua vantagem, mesmo tendo corrido mais devagar neste domingo (47,82) do que na vitória nos 400 metros na quinta-feira (47,78) Femke Bol, a última neerlandesa da estafeta, não conseguiu recuperar o tempo perdido para a sua equipa.
Estados Unidos vencem 4×100 m femininos na despedida de Shelly-Ann Fraser-Pryce
Na estafeta feminina 4×100 m , a equipa norte-americana venceu em 41,75 à frente das jamaicanas em 41,79. A medalha de bronze foi para a Alemanha com 41,87.
Aos 38 anos, a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce conquistou a sua 17ª medalha em Campeonatos Mundiais, terminando no segundo lugar na final. Ela conquistou dez medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais na sua carreira, incluindo cinco nos 100 m. Tóquio foi agora a sua última grande competição internacional.
Terceira medalha de Noah Lyles nos 4×100 m masculinos
Com uma finalização forte de Noah Lyles, a equipa norte-americana venceu os 4×100 m em 37,29. Com uma partida forte dos três primeiros atletas, Noah Lyles terminou a estafeta bem à frente dos canadianos com 37,55. Foi a sua terceira medalha, depois do bronze dos 100 e do ouro dos 200 m.
Os Países Baixos surpreenderam ao ficarem com a medalha de bronze em 37,81, novo recorde nacional , à frente de Gana. A Austrália não terminou a prova.