O qatari Mutaz Essa Barshim, voltou à competição pela primeira vez desde que defendeu com sucesso a medalha de ouro no Mundial de 2019 em Doha, tornando-se no primeiro saltador em altura a ganhar duas medalhas de ouro consecutivas em Campeonatos Mundiais.
Agora, no Campeonato da Federação de Atletismo do Qatar, Barshim, representando o Al Rayyan Sports Club, saltou 2,25 m para vencer uma competição que foi a primeira da sua preparação para os JO de Tóquio.
Barshim detém desde 2014, o recorde asiático com 2,43 m, marca obtida em Bruxelas. O triunfo agora obtido com 2,25 m talvez lhe tenha dado a confiança e uma referência, após uma longa paragem forçada pela pandemia. O medalhado olímpico teve um teste positivo em Dezembro último.
Postando o seu vídeo da competição, Barshim escreveu no Instagram: “De volta! …. Primeira competição desde Doha 2019 !! … 2.25 para ganhar o campeonato nacional é uma sensação boa e espero por mais em breve”.
No início deste ano, Barshim deixou bem claras as suas intenções acerca dos Jogos Olímpicos: “O meu objetivo nº 1, como sempre, é permanecer saudável. Se eu puder, vou trabalhar duro para produzir alguns bons saltos e procurar alguns triunfos. O mais importante é conseguir lutar bem nos Jogos Olímpicos”, disse ele ao site do World Athletics.