(Foto FPA)
Foi um Nacional de Estrada algo atípico aquele que se realizou este sábado, em Felgueiras, para o que pode ter contribuído a época do ano em que foi disputado. No pódio masculino, não esteve qualquer atleta do Sporting ou do Benfica (o Benfica, campeão na época passada, esteve mesmo totalmente ausente…) e, no feminino, as cinco recentes vencedoras sportinguistas ou estiveram ausentes ou ficaram fora do pódio. Grande destaque, no aspeto individual, para o SC Braga, com dois triunfos e uma dupla a liderar o setor masculino.
Na corrida masculina, ausente Samuel Barata, campeão há um ano, Luís Saraiva, então segundo, era um dos candidatos e confirmou-o. Surpreendentes foram os seus companheiros de pódio Francisco Rodrigues, que tinha como melhor um 23º lugar há dois anos e fora 33º na época passada, e Filipe Vitorino (CN Rio Maior). Ambos, apenas se haviam distinguido na pista, nos 5000 m, com 14.05,31 e 14.06,33, respetivamente. O 4º classificado – e primeiro sportinguista – foi Licínio Pimentel, já com 44 anos. E o Sporting acabou campeão coletivo com uma equipa, com três veteranos: 4º Licínio Pimentel (44 anos); 6º Rui Pedro Silva (40 anos); 7º Rui Teixeira (39 anos). Completou a equipa, mas apenas na 12ª posição, Fernando Serrão, o único ainda sénior. O SC Braga conseguiu os dois primeiros lugares individuais, mas fechou a equipa apenas com os 16º e 21º lugares, conseguindo o segundo lugar coletivo pelo quarto ano consecutivo. Estreou-se no pódio a formação do S. Salvador do Campo.
No setor feminino, a sub’23 Mariana Machado chegou ao título sem surpresa, face também ao sub-rendimento das sportinguistas já antes campeãs: Sara Moreira foi 3ª, a 19 segundos da vencedora; Catarina Ribeiro foi 4ª, a 47 segundos; e Jéssica Augusto fechou a equipa no 12º lugar, a 2m 39s. Valeu a boa prova de Ana Mafalda Ferreira, que deu réplica a Mariana Machado. O Sporting sagrou-se campão feminino pelo 5º ano consecutivo e o SC Braga regressou ao 2º lugar nove anos depois. Após quatro anos no 2º lugar, o RD Águeda desceu a terceiro.
Referência ainda para os restantes vencedores dos escalões jovens, o sub’23 Simão Bastos (AC P. Varzim), 10º da geral, e os juniores João Pais (CA Seia) e Ana Marinho (EA Rosa Oliveira). Coletivamente, apenas duas equipas pontuaram em juniores masculinos (e ambas com 51 pontos!), o Clube Pedro Pessoa (campeão) e a Casa do Benfica de Abrantes (2ª); e só uma reuniu quatro atletas no setor feminino, e Escola Rosa Oliveira.