Poucas vezes houve tanto equilíbrio nos Nacionais de Corta-Mato como nestes que terão a 99ª edição no próximo domingo, em Amora, Seixal. Nos últimos anos, o Sporting tem dominado nos setores masculino (desde 2017, com exceção da época passada) e feminino (desde 2018). Na época passada, o Benfica ganhou por dois pontos. Este ano, está tudo em aberto e até o SC Braga é candidato ao título feminino que não conquista desde 1999.
A equipa minhota recebeu Jéssica Augusto e Lia Lemos (ex-Sporting) a que junta Mariana Machado, a grande favorita à vitória final. O Sporting não baixou os braços e conta com Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Ana Ferreira, pelo que se prevê um despique cerrado.
No setor masculino, a equipa do Sporting é algo veterana e o Benfica contará com os mais jovens Samuel Barata (o grande favorito à revalidação do título), Alexandre Figueiredo, André Pereira e Duarte Gomes. Mas tanto no setor masculino (prova principal às12 h) como no feminino (12.55 h) a expetativa é grande, até porque as provas são praticamente de seleção para o Europeu em dezembro. As provas iniciam-se às 9.30 h com os juniores. As estafetas mistas serão às 11.25 h e conclui-se à tarde com os campeonatos de veteranos.
Quenianos e estrangeiras?
E transmissão, vai haver?
Consultei a programação dos canais de televisão e nenhum deles tem lá a transmissão das provas.