A belga Nafissatou Thiam anunciou na sua conta do Instagram que apesar de estar a recuperar da infeção do coronavírus, estará presente em Torun, procurando repetir o título obtido há quatro anos em Belgrado, com 4870 pontos.
E existe a possibilidade de duas atletas belgas chegarem ao pódio no pentatlo. Com Thiam ainda não disputou um pentatlo nesta época, a lista mundial de 2021 é liderada pela sua compatriota Noor Vidts com 4665 pontos.
O pentatlo conta ainda com atletas experientes, como a austríaca Ivona Dadic e a húngara Xenia Krizsan, bem como a geração mais jovem, como a britânica Holly Mills, a espanhola Maria Vicente e a norueguesa Henriette Jeager de 17 anos, que bateu o recorde mundial Sub-18 no verão passado.
Tal como Thiam, o francês Kevin Mayer conquistou no heptatlo o ouro em Belgrado, com 6479 pontos – pontuação que só foi superada pelo norte-americano Ashton Eaton.
O atual campeão europeu de pista coberta, o espanhol Jorge Urena, tentará defender o seu título, e o campeão europeu do decatlo Sub-20, o suíço Simon Ehammer, também tem boas hipóteses de obter a sua primeira medalha como sénior em Torun.
Outros competidores com hipótese de chegarem às medalhas, são o alemão Kai Kazmirek e o polaco Pawel Wiesiolek, que se sagrou campeão nacional no último fim de semana em Torun, com 6103 pontos, a melhor pontuação alcançada em 2021.
O pentatlo vai disputar-se no dia 5 e o heptatlo nos dias 6 e 7 de Março.