A belga Nafissatou Thiam, bicampeã olímpica do heptatlo, anunciou que Michael Van der Plaetsen, irmão e treinador do campeão europeu do decatlo em 2016, Thomas Van der Plaetsen, é seu novo treinador.
Nafissatou Thiam, de 28 anos gostaria de bater o recorde mundial do heptatlo (7.291 pontos por Jackie Joyner-Kersee), veremos se o consegue com o seu novo treinador.
O anúncio foi feito numa conferência virtual. “Estava à procura de uma abordagem mais moderna. Separar-me de Roger foi uma decisão muito difícil de tomar porque passei mais tempo com ele do que com qualquer outra pessoa. Aos poucos, a ideia de ter que sair da minha zona de conforto para evoluir, germinou ainda mais. Em algum momento, pode-se chegar a um ponto em que o método de um treinador não é mais o que se precisa. Por isso, optei por um treinador cuja visão hoje, é a mesma que a minha.”
Nafissatou explica que tinha uma shortlist e que escolheu o nome de quem treina com muita frequência na África do Sul. “Eu optei por Michael. O facto de ele me ter acompanhado por um momento aos Jogos de Tóquio quando Roger estava em quarentena, não teve importância. Eu queria uma abordagem mais moderna e menos tradicional, que ele defende. Hoje, existem muitas ferramentas modernas, por exemplo, no que diz respeito à recuperação, e eu gostaria de usá-las”.
A atleta belga explicou ainda que ela também se iria aconselhar com vários especialistas para “aprender com eles.” E embora ela anuncie que quer brilhar nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, o desempenho puro parece ser seu objetivo declarado.