A ex-tenista Martina Navratilova, que ganhou 18 títulos do Grand Slam, criticou a presença de corredores transgéneros na categoria feminina da Maratona de Boston.
Também a ativista Beth Bourne o fez nas suas redes sociais: “Hoje, na Maratona de Boston, um homem fingindo ser mulher, Robert ‘Riya’ Young terminou com o tempo de 4h14m46s na categoria feminina de 55 a 60 anos. Por que acha que ele gosta de usar uma fantasia sexy de abelha quando compete? Como a minha amiga Allie Snyder costuma dizer, ‘a comunidade trans é uma seita que encobre fetiches e golpes médicos. Não há bondade em aceitar nada disso.’”
Na sua mensagem, Bourne também mencionou a ex-tenista Martina Navratilova, que nos últimos meses se manifestou contra atletas trans que competem contra mulheres em diversas competições.
Após a Maratona de Boston, Navratilova foi inequívoca sobre os eventos relatados por Bourne e não teve problemas em chamar o atleta de trapaceiro. “Este homem sabe que trapaceou. E eu não estou aqui para isso.”