O bicampeão olímpico da maratona Eliud Kipchoge foi homenageado pelos seus patrocinadores Nike com uma pista de atletismo com o seu nome na sede europeia dos Países Baixos.
A Nike revelou ainda a inauguração de uma estátua de Eliud Kipchoge na sua sede principal, em Beaverton, Oregon.
Kipchoge manifestou na sua plataforma X, antigo Twitter, a sua gratidão aos seus patrocinadores. “Há vinte anos, a Nike e eu tornámo-nos parceiros na corrida. Desde 2003, a Nike tem desempenhado um papel crucial na minha carreira, proporcionando inspiração e inovação”, diz o comunicado.
Cinco vezes vencedor da Maratona de Berlim, Kipchoge, de 38 anos, falou ainda sobre a melhor forma de lidar com a vida para além do atletismo e o investimento que fez na sua Fundação.
Falando ao Euronews, Kipchoge explicou que primeiro, vê-se como um ser humano e que utiliza a sua fama e riqueza para inspirar a geração mais jovem.
Kipchoge investiu na criação de uma Fundação onde deseja dar a todas as crianças do mundo acesso ao conhecimento e à educação. No seu site, Kipchoge explica que deseja que as crianças cresçam e se tornem adultos saudáveis, num mundo verde e vibrante, onde as florestas mantenham o povo seguro.
Kipchoge acrescentou que pretende contribuir e fazer crescer o movimento na educação e proteção ambiental através da Fundação. “Para consciencializar e arrecadar fundos para construir bibliotecas, escolas, florestas. Tive a sorte de ter acesso a livros e conhecimento desde muito jovem. Ensinou-me a valorizar a vida”, acrescentou.
Durante a entrevista, Kipchoge observou que na sua formação, havia poucas escolas e ele quis mudar aquela realidade. “Houve um tempo em que me sentei e lembrei-me de que, quando criança, tínhamos uma educação limitada e era isso que fazia com que a maioria das pessoas não conseguisse prosperar.
“No atletismo, precisamos correr e respirar um bom ar… foi assim que criei a minha Fundação que visa a conservação do meio ambiente e a educação.
“A educação é a chave para levar as pessoas aos lugares e faz com que as pessoas se misturem com as pessoas e tenham o conhecimento para iniciar conversas”.