A empresa holandesa de serviços financeiros NN Group estendeu o seu patrocínio principal da NN Running Team por mais três anos. Juntamente com a Nike, a NN patrocina aquela que é considerada a melhor equipa de corrida comercial do mundo, que conta com medalhados olímpicos e mundiais como Eliud Kipchoge, Geoffrey Kamworor, Kenenisa Bekele, Joshua Cheptegei, Letesenbet Gidey e Talemzerf Yehualaw. Como sabemos, Kipchoge e Bekele são os dois maratonistas mais rápidos da história.
A NN apoia a equipa desde que ela foi fundada pelo neerlandês Jos Hermens em 2017.
A sua parceria com a Nike tem permitido patrocinar os 24 atletas da equipa, oriundos de sete países.
Embora os termos da extensão do patrocínio não tenham sido divulgados, é seguramente na casa dos milhões de dólares, anualmente. Apenas empresas corporativas japonesas estão a financiar equipas com atletas de elite. A maioria dos patrocínios não específicos no setor da corrida são reservados para eventos, como as Maratonas de Nova York ou a Maratona de Chicago, esta pelo Bank of America. A NN também patrocina a Maratona de Roterdão.
Hermens, agora empresário de atletas e que foi décimo nos 10.000 m dos JO de Montreal em 1976, viu o potencial de criar uma equipa de corrida com uma marca corporativa.
“Algo que começou como um sonho, desenvolveu-se ao longo do tempo e agora inspira milhões de corredores e fãs de corrida em todo o mundo”, disse Hermens. “O conceito de equipa prova ser a configuração perfeita para os parceiros dos nossos atletas e tornou-se uma ótima plataforma para contar as nossas histórias. O NN Group acreditou desde o início em nós e nos nossos planos e temos o prazer de anunciar a extensão desta grande parceria com o nosso patrocinador principal, o NN Group”.
Além da Nike, a NN Running Team conta também com o apoio dos patrocinadores da INEOS, uma empresa química global, e da Abbott, uma empresa global de produtos médicos.